Como instalar o easyphp

Compartilhamentos

Hoje eu mostrarei como baixar e instalar o EasyPHP de forma simples e rápida. O primeiro passo é sabermos qual a utilidade principal desse sistema.

O EasyPHP é um emulador que servirá para simular um ambiente de desenvolvimento web em sua máquina, ou seja, você não precisará nesse momento de um servidor web externo para poder começar a codificar em PHP por exemplo.

Ao instalar esse sistema ele trará consigo o Apache (servidor web) + PHP + Mysql (Banco de dados) + PHPMyadmin (Gerenciador do banco de dados web).

Para você ter ideia, se você fosse instalar cada componente desse de forma individual, tenha certeza que você iria nutrir uma bela dor de cabeça, além de possivelmente não conseguir colocar pra rodar todo o sistema de forma funcional.

Primeiro passo

 

O primeiro passo é baixar o EasyPHP. Para isso deixo um link abaixo onde você poderá baixar a versão que eu estou utilizando no momento em meus projetos.

Clique aqui para baixar o EasyPHP

Logo após o download, iniciaremos a instalação do mesmo.

Instalando o EasyPHP

 

Depois de baixado, vamos ao passo a passo de instalação:

RECEBA NOSSO CURSO GRATUITO

Insira seu e-mail abaixo para garantir acesso grátis ao nosso curso de HTML em 30 dias!

  1. Escolha a língua que você deseja seguir na instalação, temos duas opções (english, français), escolha inglês e clique em ok;
  2. Clique em “Next” na próxima janela;
  3. Na próxima janela aceite os termos do programa e clique em “Next” novamente;
  4. Na próxima janela clique novamente em “Next”;
  5. Na próxima janela, escolha a pasta onde irá ficar armazenado os arquivos de instalação e configuração do EasyPHP e depois clique em “Next”; (OBS: Memorize essa pasta, pois é através dela que iremos salvar nossos arquivos de teste.)
  6. Na próxima tela clique em “Next” novamente;
  7. E agora sim clique em “install”;
  8. Aguarde o programa ser instalado e clique em finish.

Pronto, seu EasyPHP está instalado e pronto para rodar.

Colocando o EasyPHP para funcionar

 

Após você clicar duas vezes sobre o ícone para roda-lo, aparecerá na parte inferior do seu sistema operacional, mas precisamente perto do relógio do Windows por exemplo o ícone do sistema.

Dê um duplo clique sobre esse ícone e veja que tanto o Apache e o Mysql estão com os sinais verdes. Significando em suma que os serviços estão rodando normalmente e que já podem ser utilizados por você.

Caso o sinal esteja vermelho, você terá que startar o serviço, caso não dê certo provavelmente você já tem um servidor web instalado ou possivelmente ocorrera um problema na instalação. Caso isso ocorra, me procure ou deixe seu comentário aqui no blog para que eu possa ajuda-lo.

Para acessar a tela principal do EasyPHP, basta apenas digitar no Browser que você utiliza o seguinte caminho:

http://localhost:8080/

Caso apareça a tela principal do EasyPHP é sinal de que deu tudo certo.

instalacao-easyphp

Como salvar meus arquivos de teste ?

 

Para acessar a pasta padrão, onde provavelmente você colocará todos os seus arquivos para serem testados. Você deve se direcionar até a pasta de instalação que você definiu ao instalar o serviço.

Possivelmente está pasta estará localizada no disco “C” do seu sistema operacional.

Dentro dessa pasta você encontrará uma pasta nomeada como “WWW’, é nessa pasta que você vai armazenar todos os seus scripts em PHP. Caso contrário vai ser impossível o EasyPHP reconhecer seus projetos.

pasta-padrão

Como acessar o PHPMyAdmin ?

 

Para acessar o gerenciador de banco de dados, você pode digitar o seguinte endereço em sua url:

http://localhost:8080/modules/phpmyadmin3522x150331122606/

Esse endereço pode variar de instalação para instalação. Por isso, peço que me procure caso não tenha dado certo, ok?

Concluindo

 

Bom, esse tutorial foi bem rápido e simples de ser seguido. Provavelmente aconteça algum tipo de problema na instalação, mas nada que não seja resolvível. Antigamente eu utilizava o WampServer, porém com suas últimas atualizações, houve também o surgimento de erros e dores de cabeça na instalação, Por isso resolvi migrar de servidor e pude encontrar no EasyPHP, tudo aquilo que eu buscava, que é justamente a simplicidade de instalação e configuração principalmente.

Se por ventura surgir alguma dúvida referente a instalação e uso desse sistema, deixe seu comentário ou me procure pelo meu e-mail ou Facebook. Estarei a disposição de todos ok?

Grande abraço e até ao próximo artigo do nosso blog!

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>

Que Tal Aprender a  criar um blog igual a esse?