Como criar um site com HTML

Compartilhamentos

Uma das maiores dificuldades dos aspirantes a Web designer é justamente aprender o HTML e o CSS. Seja por falta de materiais, ou por falta de vontade desses profissionais.

O artigo de hoje lhe passará todos os passos para que você possa aprender a como criar um site com HTML.

O primeiro passo nesse aprendizado é conhecer um pouco dessa linguagem, que se tornou tão famosa com o passar dos anos.

O que é HTML?

 

HTML significa Hyper Text Markup Language, que traduzindo para português  seria linguagem de marcação de hipertexto, ou seja, é a linguagem na qual são escritas as páginas da Web, interpretadas pelo navegador.

Essa linguagem serve como meio de ligação entre as páginas na internet, ou seja, a página é transferida de um computador remoto para o usuário, onde o browser faz o trabalho  de interpretar os códigos naquele documento e mostra a página que o usuário vê.

Eu gosto de afirmar que o HTML é a linguagem mãe da internet. Se você parar para pensar, todo e qualquer site criado hoje é baseado em HTML, mesmo que esse site tenha sido feito com um CMS toda sua base é estruturada com o HTML.

Com HTML você pode criar formulários de contato, menus de navegação, layouts totalmente customizados e diversas outras coisas. Mas para isso acontecer você deve atender alguns requisitos básicos para desenvolver com essa linguagem.

Requisitos para desenvolver com HTML

 

RECEBA NOSSO CURSO GRATUITO

Insira seu e-mail abaixo para garantir acesso grátis ao nosso curso de HTML em 30 dias!

O primeiro passo para você começar a criar sites com HTML, é justamente aprender a linguagem. Você precisa não só aprender a sintaxe, mas também se acostumar com cada TAG, cada comando da linguagem.

Quando falo acostumar, eu me refiro a você dominar a linguagem a ponto de saber para que serve cada TAG especifica do HTML.

Digamos por exemplo que você deseja criar um formulário de contato para seu site, se você domina a linguagem automaticamente saberá que a TAG responsável pelo formulário será a <FORM>.

Mas se você não domina, com certeza buscará no Google a TAG responsável pela  criação de um formulário, e convenhamos isso não é nenhum um pouco legal e muito menos produtivo para seu projeto.

Indico um artigo bacana aqui do blog que mostra todos os conceitos e definições das Tags HTML.

O que são Tags Html ?

O segundo passo é a escolha da ferramenta de codificação. Existem diversos editores HTML disponíveis no mercado, alguns são grátis e outros exigem uma quantia para sua utilização.

O que eu recomendo é o Dreamweaver, é um software da corporação Adobe ( por isso é exigido uma licença paga para sua utilização), apesar de ser uma ferramenta paga você pode usufruir dela por um mês. E se gostar você pode comprar a versão Premium que é bastante produtiva.

Baixar Dreamweaver

Mas para quem deseja uma ferramenta com um custo beneficio baixo, indico o NotePad ++. É uma ferramenta gratuita que consegue ser tão boa quanto o Dreamweaver. Se bem que você pode codificar em HTML  utilizando até mesmo o bloco de notas do Windows. Então, cabe a você escolher e se acostumar com um bom editor de código existente na internet.

O terceiro e último passo é a escolha do navegador de internet para visualizar suas páginas HTML. Existem diversos no mercado, você pode optar pelo Firefox ou Google Chrome que são os mais utilizados hoje em dia.

Se você seguiu esses três passos de aprendizagem, ótimo, você já está apto a criar seu site de forma fácil e rápida utilizando essa linguagem. Mas se você ainda está inseguro quanto à estrutura do HTML, suas TAGS, sua estruturação e diagramação, eu proponho que assista quatro aulas gratuitas do curso de HTML e CSS do básico ao avançado do portal de Cursos WL.

Nessas aulas eu mostro diversas técnicas e formas de se aprender HTML e CSS. São quatro aulas que servirão como aperitivo para o curso que gira em torno de 92 vídeos que lhe ensinam tudo sobre essa linguagem.

O link das aulas está logo abaixo:

04 aulas sobre HTML

Tenho certeza que todas essas aulas irão lhe ajudar bastante a decifrar todo o enigma do HTML. Você verá que não é difícil aprender essa linguagem.

Conclusão

 

E para fechar disponibilizo também um super vídeo que gravei mostrando a importância de saber HTML na criação de sites e Blogs, você pode conferir o vídeo logo abaixo.

Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida não hesite em deixar seu comentário, abraço e sucesso!

 

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>

Que Tal Aprender a  criar um blog igual a esse?