Email marketing em 10 minutos

Compartilhamentos

O assunto Email marketing vem sendo muito  discutido entre os profissionais de marketing digital, porém, quem está iniciando agora nesse mercado não tem a mínima ideia da grandeza que  essa técnica possui numa estratégia de vendas.

Foi pensando nisso que desenvolvi esse pequeno guia que irá lhe orientar pelos próximos 10 minutos de leitura que se segue.

Mas afinal, o que é e-mail marketing?

 

Email marketing nada mais é do que o envio de e-mails em massa para uma lista de e-mails pré-definida. Ou seja, é uma forma de se fazer marketing direto, onde é possível criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente.

Veja a definição da Wikipédia :

E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Não confunda Email marketing com SPAM, são coisas totalmente diferentes.

emkt

Para se fazer Email marketing você deve possuir o e-mail do seu futuro cliente de forma consentida, ou seja, ele tem que fornecer por livre e espontânea vontade esse e-mail.

Já no caso do SPAM é totalmente o oposto, o cliente não fornece seu e-mail, mas mesmo assim, recebe de forma inconveniente  vários e-mails na sua caixa de entrada.

RECEBA NOSSO CURSO GRATUITO

Insira seu e-mail abaixo para garantir acesso grátis ao nosso curso Marketing Digital Para Iniciantes.

Se você possui um site ou blog e ainda não aderiu esta estratégia, sinto muito, mas você está perdendo dinheiro e credibilidade ( e muito ).

Veja abaixo os principais motivos para você começar sua lista de e-mails o mais rápido possível:

# Divulgar artigos do seu blog

 

Uma das melhores formas de fidelizar leitores em seu blog  é enviando para sua lista de e-mails os seus melhores artigos.

Dependendo do grau de aceitação dos seus assinantes, você poderá ganhar bastante credibilidade por enviar um conteúdo que agregue valor e ao mesmo tempo seja gratuito.

leitores-do-blog

Faça uma pequena seleção de artigos que deseja enviar e programe-os junto ao seu autoresponder (veremos mais sobre esse assunto nos próximos tópicos), assim tudo fluirá de forma automatizada.

# Ajudar seus leitores

 

A nossa lista de e-mails é muito parecida com uma plantação de melancias (pequena analogia), ou seja, primeiramente devemos cuidar dela, de forma que ela cresça bastante e que futuramente possamos extrai-la da plantação ( no nosso caso a conversão ).

Para qualificar nossa lista e aumenta-la futuramente, devemos oferecer ajuda aos nossos assinantes. Seja em forma de artigos, podcasts ou até mesmo algum curso gratuito para essas pessoas.

melancia23

O principal fertilizante da nossa lista será o conteúdo mesclado com a atenção que você dará para essas pessoas. Veja bem, quanto mais intimo você estiver da sua lista, maiores as chances de aumentar a conversão do seu Email marketing.

# Criar Relacionamento

O Terceiro motivo para que você crie uma lista de assinantes é justamente a criação de um vinculo pessoal com as pessoas que poderão futuramente se tornar seus parceiros ou clientes.

marketing-de-relacionamento

Nessa etapa é muito importante que você gere um relacionamento intimo com sua lista, interaja, ajude e contribua no que for possível. Lembre-se sempre dessa frase ” O dinheiro está na lista “.

# Gerar Conversões

 

Depois que você promoveu seus artigos, interagiu com os seus assinantes e gerou um relacionamento intimo com a sua lista, chega a hora da conversão.

Quando falo conversão me refiro ao seu objetivo final, ou seja, o  objetivo pelo qual criou a lista.

Digamos que você deseja vender um curso online  sobre ”  Html e Css do básico ao avançado “. Você pode sim oferecer (nunca utilizar a palavra vender dentro de uma campanha de e-mail marketing) esse curso para sua lista de assinantes. Porém, lembre-se de antes de qualquer ato de venda ter gerado valor e um relacionamento intimo com sua lista.

roberto_ensina011

Tudo se resume a:

Agregar valor +  Criar relacionamento +  Conquistar confiança = Realizar Conversão (Venda).

Podem ter certeza que esse é o maior motivo  para a criação de uma lista de assinantes para e-mail marketing.

Quais ferramentas utilizar no e-mail marketing?

 

Existem hoje no mercado diversas ferramentas para se trabalhar com email marketing, algumas são pagas, outras gratuitas e assim sucessivamente.

Nessa parte do nosso guia irei focar em duas ferramentas. Uma é gratuita e a outra é paga.

Wysija

 

O Wysija é um plug-in do WordPress que apesar das limitações, pode sim, servir como ferramenta de email marketing. Este plug-in possui duas versões, uma free e uma Premium.

Uma das melhores características desse plug-in é sua facilidade de manuseio e a capacidade de agendar envios em lotes para listas pré -definidas.

Veja algumas características dessa ferramenta:

  • Limite de 2.000 assinantes;
  • Agendamento de envios automáticos;
  • Envio de emails automáticos;
  • Possibilidade de adicionar nome e sobrenome nos formulários de captura;
  • Dezenas de templates prontos para utilização;
  • Relatório (aberto, clicado, não aberto, etc);
  • Opção de assinar nos comentários;
  • Importação e exportação de listas;
  • Sem propagandas;
  • Formulário de captura em Html, shortcode, e iframe;

Como vocês podem observar, esse plug-in é bem robusto e possui diversas características que fazem dele uma ótima ferramenta de trabalho.

Para baixa-lo basta acessar o repositório de plug-ins do WordPress através do link abaixo, e posteriormente clicar em Download e instala-lo em seu blog.

-> -> clique aqui para baixar o Wysija

Aweber

 

A segunda ferramenta que indico para seus trabalhos é o Aweber. Considerado o melhor autoresponder  profissional( capacidade de envios automáticos ) do mercado.

Essa ferramenta é paga, ou seja, terá que desembolsar uma quantia mensalmente para continuar utilizando-a.

Dentre as características que o Aweber possui, se destacam :

  • A capacidade de envio de e-mails automáticos;
  • O serviço de Newsletter e criação automática de e-mails a partir de RSS;
  • Formulários de registro personalizados;
  • Gestão e Segmentação de subscritores;
  • Analytics para e-mail;

Se você procura uma ferramenta profissional que possua uma alta taxa de entrega para seus e-mails, O Aweber é uma ótima pedida para você.

Muitas pessoas não indicam o uso de ferramentas gratuitas para se trabalhar com email marketing. E isso é totalmente normal, pois o que vai garantir o sucesso da sua campanha é o seu profissionalismo. Quanto mais profissional for o seu projeto, mais rápido conseguirá obter sucesso com o mesmo.

Certo, e agora? Como conseguir o e-mail dos meus futuros clientes?

 

Depois que você aderiu uma ferramenta de envio, o próximo passo é justamente montar uma estratégia de captura de e-mails.

Uma das principais estratégias que utilizo e recomendo é a isca digital.

O que é uma isca digital?

 

Isca Digital é um meio de troca de informações com os visitantes do seu site, ou seja, você pode oferecer um bônus gratuito em troca do e-mail dos leitores do seu blog.

Esse bônus pode ser um e-book, uma vídeo aula, um curso gratuito e qualquer informação que gere valor para seu publico alvo.

Um exemplo bem bacana dessa estratégia é o box da nossa sidebar que oferece um curso gratuito em troca do nome  e email dos visitantes.

Existem diversas estratégias para se conseguir o e-mail dos visitantes do seu blog, porém, nenhuma consegue superar a Isca Digital.

Finalizando

 

Bem pessoal, existem muitas informações e estratégias ligadas ao uso do Email Marketing em campanhas de marketing digital. Essa é de longe a melhor técnica para se conseguir alavancar a lucratividade do seu negocio.

Então, não perca tempo e comece hoje mesmo a criar sua lista. Crie um relacionamento com seus assinantes e ofereça sempre um conteúdo de extremo valor para essas pessoas. Lembre-se sempre que, quanto mais intimo você estiver das pessoas que fazem parte da sua lista, melhor para seu negócio e o seu sucesso.

Até mais!!!

 

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>