Mysql – O que é e como utilizá-lo?

Compartilhamentos

O Mysql é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto ( relational database management system – RDBMS ) poderoso e muito rápido.

O servidor do Mysql controla acessos aos dados para assegurar que vários usuários possam trabalhar com os dados ao mesmo tempo, fornecendo acesso rápido aos dados e assegurar que somente usuários autorizados obtenham acesso. Portanto, o Mysql é um servidor multiusuário e multiencadeado ( ou multithreaded ).

O Mysql faz uso da liguagem SQL ( Structured Query Language ), que é a linguagem  de consulta padrão em todo o mundo. O Mysql está publicamente disponível desde 1996, mas tem uma história de desenvolvimento que remonta a 1979. O Mysql ganhou o prêmio journal Readers Choice Award Linux em várias ocasiões.

O Mysql é Grátis?

 

Como foi falado no primeiro paragrafo do artigo, o Mysql é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto. O que significa código aberto?

Significa dizer que o  Mysql é um sistema que possui o seu código fonte aberto a modificações, ou seja desenvolvedores e programadores mais experientes podem modificar funcionalidades e até melhorar a gestão deste famoso SGBD ( Sistema de gerenciamento de banco de dados ).

Mysql está disponível sob um esquema  de licença dupla. Você pode usá-lo sob a licença Open Source ( GPL – General Public license ) gratuitamente, contanto que cumpra os termos da licença. No entanto, se quiser distribuir uma aplicação não  GPL que inclua  o Mysql, você pode comprar uma licença comercial.

Algumas capacidades do Mysql

 

Alguns dos principais concorrentes do Mysql são PostgreSQL. Microsoft SQL Server e Oracle.

Mysql tem muitas capacidades, incluindo:

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Insira seu e-mail abaixo para receber de graça conteúdos exclusivos e atualizações do blog!

  1. Alto desempenho;
  2. Baixo custo;
  3. Fácil configuração e aprendizado;
  4. Portabilidade;
  5. Disponibilidade do código fonte;
  6. Disponibilidade  de suporte.

A seguir apresentamos uma discussão mais detalhada dessas capacidades.

Desempenho

 

O Mysql é inegavelmente rápido. Você pode ver a página dos desenvolvedores em http://www.mysql.com/. Muitos dos benchmarks encontrados no site mostram como o Mysql é bem mais rápido do que os concorrentes.

Baixo Custo

 

O Mysql está disponível sem nenhum custo, sob uma licença de código fonte aberto, ou a baixo custo, sob uma licença comercial. A licença é necessária se você quiser redistribuir o Mysql como parte de uma aplicação e não deseja disponibilizar sua aplicação com uma licença de código fonte aberto. Se não pretende distribuir sua aplicação ou se está trabalhando em um software livre, não precisa  comprar a licença.

Facilidade de uso

 

Os bancos de dados mais modernos utilizam o SQL. Se você utilizou  outro RDBMS, não deve ter nenhum problema de adaptação com esse. O Mysql também é mais fácil de configurar que muitos produtos semelhantes.

Portabilidade

 

O Mysql pode ser utilizado em muitos sistemas Unix diferentes, bem como sob o Microsoft Windows.

Disponibilidade de suporte

 

Nem todos os produtos de código fonte aberto possuem uma empresa mãe  que ofereça suporte, treinamento, consultoria e certificação, mas todos esses benefícios são oferecidos pela Mysql.

Como utilizá-lo?

 

Para utilizar o Mysql é necessário uma aplicação servidor e uma aplicação cliente. Para diminuir tempo e trabalho indicamos o aplicativo WAMP SERVER, ele traz consigo um pacote de aplicações que irão agilizar o tempo do desenvolvedor.

Nesse pacote está contido o Mysql na sua versão atual, Servidor Web Apache, além de uma aplicação gráfica que facilita e muito a configuração do Mysql o PhpMyAdmin.

phpmyadmin

O trabalho com o PhpMyAdmin é muito prático e rápido, através dessa aplicação gráfica vocês poderão criar banco de dados, fazer consultas ao banco de dados, além de gerar relatórios sobre os registros encontrados.

Conclusão

 

Para quem procura um aplicativo robusto e ao mesmo tempo rápido acaba de encontrar no Mysql tudo o que procura, Além de ser muito fácil de configurar traz consigo um conforto no quesito rapidez, preço e suporte da comunidade.

Abaixo alguns links que podem ser úteis:

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>