O que são tags Html ?

Compartilhamentos

Olá leitores do blog WL, hoje iremos explicar os conceitos relacionados ao uso de TAGS HTML, como utilizá-las da forma correta, além de alguns exemplos básicos de utilização. Antes de frisar o conceito de TAGS vamos relembrar o que é HTML.

HTML (abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores.

O que são tags?

 

TAGS são rótulos usados para informar ao navegador como  deve ser apresentado o site. Ou seja, quando começo a escrever HTML  estou escrevendo tags que serão interpretadas pelo navegador, produzindo assim o visual do seu site.

Sintaxe das tags

 

Todas as TAGS possuem o mesmo formato, ou seja, possuem um padrão de codificação que deve ser seguido pelos desenvolvedores web.

As TAGS começam com um sinal de “<” e terminam com um sinal de “>”.

Veja um exemplo:

 

<body>

Existem dois tipos de tags – TAGS de abertura e TAGS de fechamento. As tags de abertura são as responsáveis por iniciar a marcação do código em si, e as TAGS de fechamento servem para finalizar a marcação.

RECEBA NOSSO CURSO GRATUITO

Insira seu e-mail abaixo para garantir acesso grátis ao nosso curso de HTML em 30 dias!

A principal diferença entre elas é que a tag de fechamento precisa de uma barra para finalizar a marcação.

Veja o exemplo abaixo:

<body> -> Tag de abertura, inicia a marcação do código
</body> -> Tag de fechamento, finaliza com uma barra a marcação do código

Tags de funcionalidade dupla

 

Existem TAGS HTML que não precisam da tag de fechamento, ou seja, elas possuem ao mesmo tempo a tag de abertura e fechamento na mesma declaração. Como assim?

Um exemplo é a tag de quebra de linha, ela inicia-se com o sinal de menor e maior e para fecha-la é necessário colocar uma barra antes do sinal de maior. Esta característica surgiu a partir do XHTML 1.0.

Veja o exemplo abaixo:

<p> -> Iniciando um paragrafo

exemplo básico de utilização da quebra de linha

<br /> -> Veja que aqui foi colocado uma quebra de linha, e ao mesmo tempo que foi declarada foi finalizada.

</p> -> finalizando um paragrafo

Algumas regras das tags HTML

 

  • As tags podem ser escritas tanto em maiúsculas como em minúsculas, porém, os desenvolvedores adotaram o padrão de escrita sempre em minúsculas, assim facilitando a visibilidade do código;
  • Não pode haver espaços na declaração das tags;
  • Todas as TAGS devem possuir a sua tag de abertura e tag de fechamento respectivamente.

Conclusão

 

Estas foram algumas dicas e informações referentes ao uso das tags HTML. Espero que tenham sido úteis. Um ótimo material  para se aprofundar em todo o conceito da linguagem HTML é o curso de html e css ministrado por mim lá nos cursos WL, qualquer coisa você pode dar uma visualizada através do link abaixo.

Até mais.

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>

Que Tal Aprender a  criar um blog igual a esse?