Qual a diferença entre o javascript e o java ?

Compartilhamentos

Para quem está iniciando agora no mundo da programação de computadores é normal surgir uma dúvida referente às linguagens de programação Java e Javascript.

Esse artigo visa oferecer a você uma visão ampla sobre essas duas linguagens e suas características mais comuns.

Java não é Javascript

A primeira dúvida a surgir é quanto às semelhanças entre as duas, primeiro: Java não é Javascript. Apesar da semelhança nos nomes às duas linguagens trabalham de forma distintas. Enquanto uma  trabalha somente com interface WEB, a outra faz praticamente tudo o que você imaginar.

Além da semelhança nos nomes, a sintaxe das duas é muito parecida, ou seja, ambas possuem operações matemáticas e  estruturas de controle  escritas da mesma forma.

Diferenças entre Java e JavaScript

Em primeiro lugar, o Javascript não é uma linguagem de programação propriamente dita. Ou seja, ela não é compilada e nem executada posteriormente. No mundo dos desenvolvedores ela recebe o nome de linguagem de scripting, pois ela é executada pelo navegador e depende do mesmo para funcionar.

Já os programas feitos com Java são independentes, ou seja, não dependem da plataforma para funcionar. São compilados pela máquina virtual Java para posteriormente entrar em funcionamento.

Linguagem orientada a objetos x linguagem procedural

 

Java é uma linguagem orientada a objetos. Enquanto Javascript é uma linguagem procedural. Porém podemos simular uma orientação a objetos com funções no Javascript, mas mesmo assim não podemos declarar classes, nem implementar interfaces como é feito em Java.

Simplicidade x Complicação

 

Bem, em nível de simplicidade, Javascript sai na frente, pois é muito mais simples aprender Javascript do que Java. É necessário uma boa dose de conhecimento  técnico para se programar com Java.

RECEBA NOSSO CURSO GRATUITO

Insira seu e-mail abaixo para garantir acesso grátis ao nosso curso de HTML em 30 dias!

Conclusão

 

Se você deseja iniciar no mundo da programação, aconselho primeiramente estudar um pouco de lógica de programação, para posteriormente escolher uma linguagem de estudo. Recomendo começar com Javascript, pois como foi falado no artigo ela é simples e ao mesmo tempo parecida com Java. Então se um dia for migrar para o Java já vai está familiarizado com a sintaxe básica do mesmo.

Até mais.

 

Sobre o Autor Wilker Costa

Estudante de computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

Siga-me::
>

Que Tal Aprender a  criar um blog igual a esse?